segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O SUL DA BAHIA QUER A SUA UNIVERSIDADE FEDERAL

O movimento começou pequeno, já recebe adesões e vai ganhar as ruas neste mês de novembro. É a mobilização para assegurar ao sul da Bahia a sua primeira universidade federal.


As mobilizações começaram no dia 12 em Camacan e Buerarema e envolvem os municípios circunvizinhos. A ideia é sacudir a população sul-baiana. O cronograma inclui ainda mobilizações em Canavieiras, Coaraci, Ibicaraí, Itajuípe, Uruçuca, Ubaitaba e Jussari.

As populações destes municípios vão ser chamadas a participar da luta e, também, de uma grande caminhada pela instalação da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufsulba), no dia 27, em Itabuna, com concentração no Jardim do Ó, a partir das 15h.

Na reunião, o vereador Wenceslau Júnior (PCdoB) observou que a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), desde a estadualização, em 1991, conseguiu criar 1.440 vagas. A Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) foi instalada há cinco anos e já oferece 1.450 vagas em cursos de graduação.

O vereador citou o dado para mostrar o peso de uma federal na região. Ainda nos cálculos de Wenceslau, a Uesc consegue absorver apenas 10% dos candidatos que disputam vagas no seu vestibular, anualmente.

Do Pimenta na muqueca

Nenhum comentário:

Postar um comentário